A EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA | MINI DOCUMENTÁRIO

Sonhos, superação, realização e sucesso; palavras presentes na trajetória de muitos dos nossos 120 mil alunos. Diariamente impactadas por nós, essas histórias tem muito pra nos ensinar e revelam o quão valioso é o nosso trabalho para cada um desses estudantes. Diante de experiências tão ricas, por que não compartilhá-las? Pensando nisso, preparamos um minidocumentário dividido em vídeos para registrar a vida e a rotina de alguns de nossos alunos espalhados pelo Brasil. Através dele, podemos ver a abrangência da nossa educação e entender que sim, nosso trabalho transforma vidas. Começamos pelo polo de Fonte Boa, no Amazonas, onde uma comunidade de ribeirinhos do Rio Amazonas, mesmo em meio a dificuldades logísticas, restrição de energia elétrica e internet, luta pelo conhecimento com a esperança de um futuro melhor.

Texto: Danieli Crevelaro

Produção: Ricardo Franzen
Roteiro: Danieli Crevelaro
Direção Geral: Tiago Stachon
Edição: Ricardo Franzen
Imagens: Rodrigo Kugnharski, Ricardo Franzen
Finalização e Cor: Ricardo Franzen



A Educação na Amazônia, é a primeira pílula de um documentário que estamos produzindo sobre a educação a distância. E no decorrer de todo esse tempo produzindo esse material riquíssimo, descobri que a educação chega até mesmo aonde não existe saneamento básico, aonde não existem nada… A educação está lá e ela é acessível as pessoas, seja você rico ou pobre, com necessidades financeiras ou não. A educação está lá te esperando. O próprio governo que tanto falamos mal, tem inúmeros programas para que você estude em qualquer faculdade, faça qualquer curso… E tudo isso, de graça. As vezes você vai ter que fazer uma prova, ou até mesmo comprovar sua renda e outras coisas, para que possa fazer desses programas. E nada é difícil de conseguir, nada é de difícil acesso…

Na Amazônia, vi de tudo. Mas o que mais vi, foram pessoas fortes e com tesão pela vida. Com vontade de serem melhores a cada dia. Pessoas com sonhos reais, sonhos que vão mudar toda uma comunidade, sonhos que vão transformar toda aquele riqueza em algo muito mais valioso. Conheci pessoas que se importam com o próximo, pessoas que saíram de suas casas (dentro da cidade), e se juntaram as comunidades, aos ribeirinhos que estão nas margens do Rio Solimões, Rio Amazonas e tantos outros rios pela Amazônia... Pessoas que dão suas vidas, para ensinar e educar a próxima geração. Isso é foda pra caralho.

A AMAZÔNIA É INCRÍVEL.
A AMAZÔNIA ME INSPIRA.